23 de mar. de 2011

A BESTA E SUA IMAGEM




É de máxima importância nos lembrarmos, que o livro do Apocalipse foi revelado para os servos de Deus, os que crêem, e não para o mundo, e com o objetivo de nos avisar, não simplesmente para sabermos, mas para nos prepararmos: “Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;” (Apocalipse 1:1).
Fico triste ao constatar, que muitas igrejas não estão dando a devida importância ao livro do Apocalipse. Este livro deveria ser o mais estudado em nosso tempo. Talvez seja para que se cumpram as Escrituras: “Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?“(Lucas 18:8).
O QUE É A BESTA?
Antes de prosseguirmos, temos que considerar os textos de Apocalipse e Daniel.
Apocalipse 13:1 – “E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.”
Apocalipse 13:11 – “E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão.”
Apocalipse 17:3 – “E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres.
Daniel 7:2,7 – “Falou Daniel, e disse: Eu estava olhando na minha visão da noite, e eis que os quatro ventos do céu agitavam o mar grande. E quatro animais grandes, diferentes uns dos outros, subiam do mar. O primeiro era como leão, e tinha asas de águia; enquanto eu olhava, foram-lhe arrancadas as asas, e foi levantado da terra, e posto em pé como um homem, e foi-lhe dado um coração de homem. Continuei olhando, e eis aqui o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou de um lado, tendo na boca três costelas entre os seus dentes; e foi-lhe dito assim: Levanta-te, devora muita carne. Depois disto, eu continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um leopardo, e tinha quatro asas de ave nas suas costas; tinha também este animal quatro cabeças, e foi-lhe dado domínio. Depois disto eu continuei olhando nas visões da noite, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha dentes grandes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres.”
Leão
Urso
Leopardo
O quarto animal
Quatro animais, mais um deles, o leopardo, tem quatro cabeças.
Logo 4 + 3 = 7. As sete cabeças da besta do Apocalipse.
A palavra besta, segundo o dicionário Aurélio, é atribuída a animais de grande porte, em especial nestas profecias, a animais ferozes. É claro que sabemos, que estes animais são simbólicos, mas representam algo ou alguma coisa feroz que se levanta contra os homens, contra a igreja de Cristo.
Em Apocalipse são apresentadas 3 bestas: Uma sobe do mar, a outra da terra e a terceira tem sobre si uma mulher. Já no livro de Daniel não é usado o nome besta, e sim, animais.
Vejamos outros textos:
Apocalipse 19:20 – “E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.”
Apocalipse 20:10 – “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.”
EXPLICAÇÃO
A besta que sobe do mar, a que leva a mulher, e os quatro animais em Daniel, são a mesma, pois as características são iguais. A que sobe da terra é o falso profeta, que é ao mesmo tempo a boca que foi dada a besta que sobe do mar e o chifre pequeno do quarto animal em Daniel, pois ele vem para falar “grandes coisas”. Ele parece ser um cordeiro: “e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro”. Mas fala como o dragão, pois vem para matar, roubar e destruir.
Que a segunda besta é um homem, isso nós já sabemos, mas a primeira também provavelmente o é, pois o texto que lemos acima nos diz que ambos, a besta e o falso profeta, foram lançados vivos no lago de fogo, o que descarta a idéia de ser a besta uma máquina ou um sistema político pois, eles não têm vida, pelo menos do ponto de vista da biologia.
QUEM SÃO ESTES HOMENS?
O segundo homem é o falso profeta que ainda não se manifestou. Mas, o que todos nós temos a curiosidade de saber, é quem é a besta, o primeiro homem que, provavelmente, já está operando no mundo, e cuja ferida mortal foi ou será curada: “E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.” (Apocalipse 13:3). “E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada.” (Apocalipse 13:12). “E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.“ (Apocalipse13:14).

Não devemos, é claro, ignorar a possibilidade de ser a besta um sistema de governo, controle. A besta terá o apoio político, cultural, científico e religioso; de todas as pessoas que foram preparadas para este fim, cada uma em sua área de atuação, mas, principalmente, ela terá o apoio de Satanás, que lhe dará o seu poder. Os sinais que cercam a besta e o seu falso profeta a identificarão. Por isso, devemos considerar os sinais dos tempos preditos pelos profetas do antigo testamento, por Jesus e seus apóstolos, e não ignorá-los. O mais provável, analisando a história humana dos tempos modernos, é que as duas bestas, homens, sejam representantes de dois sistemas de controle: econômico (Ex: Maçonaria) representada pelo presidente dos EUA ou pelo representante da União Européia, e religioso (Ex: Igreja de Roma) representado pelo seu presidente, o Papa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário