25 de mar. de 2011

A ETERNIDADE COM DEUS


Como será a eterniade com Deus? Tudo será novo nos céus e na terra. Haverá perfeita harmonia entre o ser humano, a criação e Deus, pois, todas as coisas Lhe serão sujeitas, eternamente. Não haverá mais morte, nem maldição, nem contagem de tempo, tudo será eterno, sem fim.

Como disse o apóstolo Paulo, assim: 1ª Co 15.24-28: "v24 Depois, virá o fim, quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império e toda potestade e força. v25 Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. v26 Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. v27 Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que sujeitou todas as coisas. v28 E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos". Vejamos como está explicado na Palavra de Deus, a saber:

I – Os Novos céus e a Nova Terra:

1. Deus purificará a terra com fogo e toda obra que o homem fez sob o pecado (Sl.102.25,26; Is 34.4; 51.6; Ag 2.6; Hb 12.26-28; 2 Pe.3.7-12);
2. Deus criará novos céus e nova terra (Is.51,6; 65.17; 66.22; Rm.8.19-21; 2ª Pe.3.10-13; Ap.21.1-22.6);
3. Deus removerá todos os efeitos do pecado (2ª Pe.3.13; Ap 21.1-4; 22.3,15);
4. A nova terra será o quartel-general de Deus (Ap.21.1-13).

II - A ERA DA ETERNIDADE: “Quando o milênio houver passado, quando as nações finalmente tiverem sido julgadas, quando os incrédulos tiverem sido julgados ante o Grande Trono Branco e a Terra houver sido renovada, então estaremos apenas no princípio da eternidade futura”. Aí então, Cristo Jesus, o Filho de Deus, “entregará o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder, porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos seus pés...”. Sl 110.1; I Co 15:24-28. “Isso porá fim ao que compreendemos por tempo. E então começará a eternidade, que será dividida em eras das eras”, e não terá fim. (Clarence H. Lardim).

Então, se cumprirá a esperançosa manifestação da glória dos filhos de Deus, (Rm 8.19-25), e haverá :
i. O Tabernáculo de Deus com os homens - Conforme está escrito assim: “Então ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povo de Deus e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras”. (Ap 21:3-5).

ii. As sete glórias na eternidade. Vejamos a seguir as sete glórias dos salvos na eternidade, citadas no livro do Apocalipse: ( Ap 22:3-5).

1. Não haverá mais maldição, (v.3). Todas as coisas como resultado do pecado, serão banidas. A impecabilidade e a santidade perfeita habitarão para sempre.
2. O trono de Deus e do Cordeiro estarão presentes, (v.3). Todos os remidos estarão para sempre presentes e ligados a esse trono. Jamais será interrompido o governo bendito e perfeito de Deus, por toda a eternidade.
3. Seus servos O servirão, (v 4). Que bendito privilégio é servir ao Senhor por toda essa gloriosa eternidade, com um serviço pronto, voluntário e obediente.
4. Será dada uma visão eterna, (v. 4; 1ª Jo 3:2b. 1ª Co 13:12). Que grande alegria será para nós, quando O veremos face a a face, tal como Ele é, eternamente.
5. Haverá posse eterna e possessão eterna, (Ap 3:12). O nome do Senhor, o nome de Deus e da cidade eterna, a Nova Jerusalém, estarão nas frontes dos remidos, para sempre.
6. Um dia eterno, (v. 5). “ ... ali não haverá noite...” . “Não haverá necessidade alguma de luz, porque Cristo será a Luz do mundo, por toda eternidade”.
7. Um reino eterno, ( v. 5). “ E reinarão para sempre”. Que glória e que privilégio serão para os filhos de Deus, reinando com Cristo para sempre!!!

iii. Finalmente citaremos as duas últimas promessas da Bíblia:

a) Última promessa da Bíblia, Ap 22:7 – Disse Jesus: “Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”.
b) Última oração na Bíblia, "... Vem, Senhor Jesus", Ap 22:20, 21 – “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente venho sem demora. Amém. Vem, Senhor Jesus. A graça do Senhor Jesus seja com todos”. Amém.

Conclusão: Com humildade reconhecemos que esse assunto é muito complexo, e, que muitas passagens escatológicas são de difícil harmonia e interpretação, mesmo para os mais abalizados no assunto. O estudo aqui apresentado é, apenas, um resumo escatológico, que, certamente, inspirará maiores revelações com a iluminação do Espírito Santo, e, através da palavra profética adicionarão novos detalhes que enriquecerão tal conhecimento.
Louvemos a nosso bondoso Deus e Pai, por essas gloriosas revelações, e que possamos ser mais úteis, fiéis, comprometidos, e submissos á soberana vontade de Deus, na grande missão da Igreja em pregar o Evangelho por todo mundo, até que Ele venha nos levar para sua glória. Mc.16:15-20; Jo.14:2-3; At 1.8. A Deus toda glória! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário