Em relação à segunda vinda de Cristo, espera-se que Ele venha no momento que todas as nações da terra, se aliar para uma guerra contra Jerusalém no vale do Megido. E para esclarecer o assunto o tema vai mostrar a todos os textos e contextos no assunto, e começa mostrando o que o disse o profeta Zacarias: “Farei de Jerusalém uma taça que embriague todos os povos ao seu redor, todos os que estão no cerco contra Judá e Jerusalém. Naquele dia quando todas as nações da terra estiverem reunidas para atacá-la, farei de Jerusalém uma pedra pesada para todas as nações. Todos os que tentarem contra ela, se machucará muito Zc 12. 2 a 3. Reunirei todos os povos para lutarem contra Jerusalém; a cidade será conquistada, as casas saqueadas e as mulheres violentadas. Metade da população será levada para o cativeiro, mas o restante do povo não será expulso da cidade. Porque o Senhor sairá para a guerra e pelejará contra aquela nação” Zc 14. 2. 3.
O vale de Megido é o lugar marcado na bíblia onde os aliados das nações vão acampar. Foi ali o grande campo de batalha aC, onde se efetuaram os principais combates entre os israelitas e os seus principais inimigos. Foi ali no Megido que Será foi derrotado pela ação de Baru que Jz 5. 15.20. Foi ali, na planície de Esdrelom, que Gidióm venceu os midianitas Jz 4, 5 e 7. E Saul foi derrotado pelos filisteus 1 Sm 31. 8. Foi no Megido que o rei Josias rei de Judá se confrontou com as tropas de Neco do Egito, e foi ferido e morto 2 Cr 35. 23, 24; 2 Rs 23. 29. 30. Acasias também fugiu para o Megido e morreu ali 2 Rs 9. 27. O vale do Megido fica à distância de 24 km de Nazaré, na estrada de caravanas no Egito e Damasco. Será ali que as forças ofensivas aliadas que vão atacar Israel vão acampar, quando do cerco e invasão a Jerusalém.
O armagedom será uma guerra mundial que está profetizada na Bíblia sagrada. Esse conflito será uma guerra, como foram as guerras que deram origem aos quatros reinos mundial. Babilônia, ano 538 a 603 a C. Representado pelas feras Dn 7. 4. Média – Pérsia, ano 331 a 538 a C. Dn 7. 5. Grécia, ano 168 a 331 a C. Dn 7. 6.Roma, 476 d C a 168 a C. Dn 7. 7. Estes reinos conquistaram todos os reinos da época, por meio de combates entre homens armados, A guerra do armagedom também será um conflito armado entre todas as nações da terra contra Israel. Com uma diferença; estes reinos procedem de uma nação que saiu guerreando em conquista de todos os reinos da época. O armagedom será diferente, por se tratar de um conflito entre todos os povos da terra contra a nação de Israel. E será a primeira guerra profetizada na bíblia, envolvendo todas as nações da terra contra uma.
“E te farei voltar, e colocarei anzóis em teus queixos, e te levarei com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, uma grande companhia, com couraça e com escudo, todos com a espada na mão Ez 38. 4 a 7. Tu serás visitado depois de muitos dias; nos últimos dias virás às terras libertadas da espada, a um povo remido dentre muitas gentes nos montes de Israel, a um povo que será trazido dentre as gentes, mas que agora habitam em segurança” Ez 38. 8. “Portanto, profetiza ó filho do homem, e dize a Gogue: O Senhor Deus diz assim: Tu não sabes que naquele dia. Virás de teu lugar, do extremo norte, tu e muitos povos contigo, uma grande multidão de homens e um poderoso exército. E subirás contra meu povo Israel, como uma nuvem, para cobrir a terra, isto acontecerá nos últimos tempos, Eu permitirei que venhas a minha terra, para que as nações me conheçam, quando Eu mostrar minha santidade em ti, diante de seus olhos ó Gogue Ez 38 14 a 16. Eu mostrarei minha grandeza e santidade, e me farei conhecer aos olhos de muitos povos; e saberão que eu sou Deus” Ez 38. 17 a 23; Ez 39. 1 a 4.
Espera-se a vinda de Cristo para o momento mais crítico da guerra, ou seja, para o momento que as forças aliadas se derem por vitoriosas. Para que o povo possa ter uma idéia, o texto afirma que a cidade de Jerusalém será conquistada pelas forcas ofensivas aliadas, as casas serão saqueadas, as mulheres violentadas, e metade da população serão levadas para o cativeiro. No momento que os aliados se derem por vitoriosos, e Israel estiver completamente derrotado, o grande Rei Jesus com certeza se manifestará. “Então o Senhor sairá para guerrear contra aquelas nações, como se faz em dia de batalha. Naquele dia os seus pés estarão sobre o monte das Oliveiras, a leste de Jerusalém, e o monte se dividirá ao meio” Zc 14 4.“Então virá o Senhor, e todos os santos com Ele” Zc 14. 5.
E como haverá sobreviventes na guerra, tem povo que a sua mensagem aplica os sobreviventes da guerra para dizer: Que todos os sobreviventes judeus que escaparem da guerra com vida, se converterão após a vinda de Cristo para se cumprir a restauração de Israel. O objetivo do tema e esclarecer a todos que aqueles dentre os judeus incrédulos que negam o Cristo e o batismo de ligação, não têm, e nem poderiam ter nada a ver com os remanescentes de Israel. Pois os remanescentes Paulo se refere a todos aqueles dentre os judeus que aceitaram o Messias e se batizaram nos dias dos apóstolos. Ou seja, o que Paulo falou: foi que se Cristo tivesse voltado naqueles dias, todos os judeus que aceitaram o Cristo e as condições teriam sido salvos.
Todos podem ter certeza que foi isso que Paulo disse. Remanescente pode ser aplicado para os judeus que restarem da guerra, mas aplica-se para os judeus convertidos e batizados em Jesus Cristo. E não para judeus incrédulos que negam o evangelho de Cristo, como no caso de aquele dia que era grande a rejeição. O mesmo aplica-se para a vinda.
Em relação aos remanescentes de Israel, Isaias pronuncia: “Embora o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que serão salvos” Is 10. 22, 23; Rm 9. 27. As pessoas do povo podem crer que este remanescente, aplica-se para as pessoas do judaísmo dos dias dos apóstolos que faziam parte da Igreja, ou seja, aplica-se para judeus convertidos e batizados em Jesus Cristo. Se Cristo tivesse voltado naqueles dias, todos aqueles que foram ligados no tabernáculo de Davi pelo batismo de João, com certeza teriam sido salvos. Na vinda com certeza será assim.
Paulo sabia da catástrofe que seria para Israel a vinda de Cristo se Ele tivesse voltado nos dias dos apóstolos. E não será diferente para o Israel atual que não ouvem. Paulo tinha plena convicção que as pessoas salvas dentre os vivos seria restrita ao povo convertido na Igreja, e que todos aqueles que vinham rejeitando teriam sido ceifados. Têm espertinhos entre o povo que para dar sentido e dizer: Que os remanescentes de Israel, se aplicam para os judeus endurecidos que se converterão após a vinda, falam: Que a Igreja não è resto. E o povo aceita essa inverdade sem saber que naquele dia restará na terra o trigo e mais ninguém. Isaias falou que poucos homens restarão na terra Is 24. 6. Os anjos ceifeiros colherão os ruins para queimar, e os bons vão sobrar na terra para adorar a Deus e o Rei.
Paulo disse: Que todo o judeu que aceita o Cristo, o batismo e as condições que sobreviver a guerra do armagedom, com certeza serão salvos. Atualmente o trigo e o joio estão juntos, nem o trigo e nem o joio são resto. Não tem como aplicar resto para a Igreja antes vinda. Eles não deveriam saber que resto nesse sentido não se aplica no diminutivo? Mas sim para as pessoas que ficar na terra na vinda? As pessoas do povo sabem muito bem que se tiver “Dois no campo: Um será tomado, e deixado o outro Mt 24. 40. Duas estarão trabalhando no moinho: Uma será tomada e deixada à outra” MT 24. 41. Quem restará ali, não será a árvore frutífera? É obvio que sim MT 13. 43.
O joio será arrancado da terra e será queimado, independente de ele ser judeu ou gentio MT 13. 41,42. Mt 5. 5; Sl 25. 12, 13; 37. 9, 10, 22, 29, 34; 105. 11; PV 2. 21,22; 10. 30; Is 60.21; 57. 13; At 17. 26 1 Cr 16. 28; Dn 2. 35; 7. 27. Ele vai deixar na terra as árvores de bons frutos. Neste dia vão restar os melhores, ou seja, as árvores costumadas a dar frutos dignos de arrependimento Mt 7. 19; Lc 3. 9. Os poucos homens que Isaias falou: Que ficará na terra são as árvores boas? Is 24. 3 a 6. E os profetas confirmam isso Sl 25. 12,13; 37. 9, 11, 22, 29, 34; 105. 11; PV 22. 21, 22; 10. 30; Is 57. 13; 60. 21. Dn 2. 35; 7. 27. Jesus também confirmou que apenas os mansos herdarão a terra Mt 5. 5. Os apóstolos também confirmaram At 17. 26. Hb 13 a 18. Nós que Paulo se refere, aplicam-se para todo aquele que vive o evangelho de Cristo. E resto nesse sentido, também não se aplica no diminutivo. É obvio que se Deus vai tirar o joio, a sobra serão os filhos do Reino.
Isaias disse que: “A terra é profanada sobre a ação dos seus habitantes que transgridem a lei”? Is 24. 5. O ramo que dá bom fruto Ele disse: Que vai deixar para que dê mais frutos Jô 15. 2. Os espertinhos para dizer que o resto aplica-se para judeus incrédulos, que se converterão após a vinda para dar sustentação no que ensinam, falam: Que na vinda de Cristo todo o Israel que sobreviver a guerra do armagedom se converterá ao Senhor.
O tema vai mostrar que o resto aplica-se para os homens dentre os judeus de frutos dignos de arrependimento, ou seja, todo aquele que vive o evangelho de Cristo. João Batista os mandou se arrependerem e “Produzir frutos digno de arrependimentos”Luc 3. 8; MT 3. 2. Aqueles que aceitam Jesus como Salvador, se arrependem de seus pecados e são batizados, com certeza não serão atingidos na vinda pela catástrofe da saraivada de pedras Ap 16. 21. E da ceifa dos anjos Mt 13. 41, 42. Nos dias atuais nem o trigo, e nem o joio são resto, ou seja, Jesus mandou os deixar crescer juntos Mt 13. 30. Ambos estão na terra e não vejo resto em nenhum deles. Quando Jesus enviar os seus anjos para colher o joio, vai restar o trigo na terra. O povo precisa aprender, que um judeu que nega o Cristo e o batismo não dá para considerá-lo como trigo. Ele se equivale a um gentio que aceita o Cristo e nega parte da lei.
Ele disse: Que só as árvores boas restarão na terra. Os espertinhos para dar sentido no que pregam, dizem que o trigo não é resto: E aplicam a mensagem para dizer: Que os judeus sobreviventes a guerra se converterão em geral. Aplicam também para falar que os súditos do reino também se converterão após a vinda. O povo pode ter certeza que o direito de adorar de aquele dia em diante, será somente para os mansos que Ele disse: Que herdarão a terra Mt 5. 5. E só eles restarão na terra. “Mil cairão ao teu lado, e dez mil a tua direita; mas você não será atingido” Sl 91.7. O povo precisa saber que os ímpios não vão receber o revestimento de imortalidade e por conta disso perecerão na vinda. E o restante das nações que vão subir a Jerusalém de ano em ano adorar o Rei, serão os vencedores. Zc 14. 16. A Bíblia atribui a eles como vencedores pelo fato de que serão eles que restarão de todas as nações, que subirão contra Jerusalém para o armagedom. E também pelo fato de que eles não vão perecer como vai perecer o Joio Mt 13. 43.
Da mesma forma que se junta o joio e se queima no fogo, assim será na consumação deste mundo. “O filho do homem enviará os seus anjos e eles apanharão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que praticam a iniqüidade, e os lançarão na fornalha de fogo, onde haverá choro e ranger de dentes” Mt 13. 40 a 42. “Como chama de fogo, e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo” 2 Ts 1. 8 Todos podem ver que naquele dia todos aqueles que não ouvem o evangelho do Reino perecerão.
E podem acreditar que o armagedom se cumprirá com todas as nações da terra, subindo contra Jerusalém para uma guerra, ou seja, todos os países do mundo vão enviar as suas forças militares para guerrear contra Jerusalém no Megido. Cristo voltará para por um fim na guerra e punirá todas as nações por todos os males, toda a desobediência contra Deus, adulterações nas suas leis, e rejeição ao Messias enviado e ao evangelho. Será no armagedom que o grande Rei Jesus vai tomar o domínio e reinar Dn 7. 14; 2, 34, 35; Zc 1414.9. E quando Ele fizer cumprir a palavra de Deus, o povo pode crer que só as árvores de bons frutos serão poupadas. Bons frutos dão aqueles que obedecem as condições.
Nos dias dos apóstolos Paulo disse que: “No tempo presente sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça”, ou seja, segundo a eleição de CristoRm 11. 5. Eleitos, aplicam-se para todos aqueles dentre os judeus que nos dias dos apóstolos aceitaram Jesus Cristo como salvador e foram ligados pelo batismo de João. O povo pode ter certeza que até o batismo do primeiro estrangeiro na Igreja, ou seja, até o batismo de Cornélio e os da sua casa, cento e quarenta e quatro mil judeus aceitaram o Cristo como Salvador, foram batizados e todos esperavam a vinda de Cristo para aqueles dias 2 Pe 3. 9. Tanto é que alguns tinham a sua vinda por vagarosa, a ponto de vender as suas propriedades, depositavam aos pés dos apóstolos e o povo vivia do dinheiro em comum At 4. 34.
Se Cristo tivesse voltado naqueles dias, com certeza eles teriam permanecido na terra. Ou seja, restado nela. O mesmo aplica-se para o tempo presente, o judeu que aceita o Cristo e as condições, na hora que Ele voltar será salvo. Que diremos então?“O qual Israel buscava isso não atingiu; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos” Rm 11.7. Eleito aplica-se para todo aquele que é eleito, ou seja, que aceita o Cristo e as condições. Quem nega o Cristo tropeça na pedra principal, por não ter sido eleito.
Naquele momento a “cidade será fendida pelo meio, e o Senhor desabará sobre os homens grande chuva de granizo com pedras que passam de um talento, e por causa da chuva de pedras, os homens blasfemarão de Deus, porquanto a sua praga será muito grande” Ap 16 19 a 21. Da mesma forma que se junta o joio e queima no fogo, assim será na consumação deste mundo. “O filho do homem enviará os seus anjos e eles apanharão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que praticam a iniqüidade, e os lançarão na fornalha de fogo, onde haverá choro e ranger de dentes” Mt 13. 40 a 42. Negar o Cristo equivale a negar a lei. Ele é o fim da lei, quem nega Ele, quebra a lei Rm 10. 4. Jesus falou que quem o rejeita, rejeita aquele que o enviou Lc 10. 16, ou seja, rejeita o Criador dos céus e da terra e se complica.
Naqueles dias a aceitação era grande. “Dirigi-vos antes, as ovelhas perdidas da casa de Israel Mt 10. 6; At 13. 46; 11. 19. Os que aceitaram a palavra foram batizados, e naquele dia ouve um acréscimo de cerca de três mil homens” todos judeus At 2. 41. ”Muitos que ouviram a palavra creram, chegando o número de homens a quase cinco mil” todos eram judeus At 4. 4. “A palavra de Deus crescia, e em Jerusalém o número dos discípulos se multiplicava; e grande número de sacerdotes obedecia à fé At 6. 7. Todos podem ter certeza, que até sacerdotes levitas se converteram pela mensagem dos apóstolos e obedeciam a fé. Ou seja, obedeciam a mensagem dos apóstolos reconhecendo o corte, e com o batismo eram ligados de novo no tabernáculo de Davi que estava caído, e está sendo restaurado com a mensagem da Igreja At 15. 16.
Ao aceitarem o Cristo eram batizados e ligados por meio do batismo. “A Igreja tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e caminhava no temor do Senhor e pelo encorajamento do Espírito Santo, crescia em Número” todos eram Judeus At 9. 31. A Igreja na primeira década cresceu só entre os Judeus, Cornélio o primeiro gentio só se converteu mais ou menos doze anos depois da morte de Cristo. At 10. 1 a 48. Ele foi o primeiro gentio a ser ligado no Israel espiritual pelo batismo de João, ou seja, ele e sua casa foram os primeiros estrangeiros a se batizarem para serem ligados na grande nação que Deus prometeu fazer do crente Abraão At 14. 1; 18. 4; 21. 20.
Os judeus eleitos por Cristo que Paulo se refere, eram os judeus que aceitaram a mensagem e eram batizados, ou seja, eram eles os remanescentes que Paulo se refere. Se Cristo tivesse voltado naqueles dias, com certeza eles teriam sido salvos. Aqueles judeus que rejeitaram eram considerados como incrédulos pelos apóstolos. Enquanto aqueles que foram ligados pelo batismo de João, seriam os remanescentes que Paulo se refere em Romanos capítulos 9, 10, 11. Se Cristo tivesse voltado naqueles dias, eles teriam sido salvos. Pois Jesus Cristo como condição de salvação deixou bem claro que é necessária a pessoa “nascer de novoJo 3. 3. “Quem não nascer da água e do espírito não pode entrar no Reino de Deus” Jo 3. 5. Para nascer de novo é necessário o pecador aceitar Ele como Salvador e ser batizado em seu Nome Jo 1. 12,13.
“Quem não nascer da água e do espírito não pode entrar no Reino de Deus” Jo 3. 5. Na “nova aliança” o pecador nasce de novo, quando é sepultado com Ele no batismo da morte. A doutrina do novo nascimento vale principalmente para o povo judeu que foi cortado com o batismo de João. Ou seja, também ficaram na dependência de terem que aceitar o Messias e ser ligados de novo no Israel que está sendo restaurado pelo batismo de João. Razão pelas quais, grandes partes dos sacerdotes obedeciam à fé. Ou seja, aceitavam a mensagem reconhecendo o corte.
A Bíblia diz que: “Se alguém está em Cristo, é nova criatura” 2 Co 5. 17. Ou seja, nascem de novo 2 Co 5. 17; Gl 6. 15. Isso só passa a acontecer, depois de a pessoa aceitar Ele como o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo! Se batizar e colocar as condições em prática. E isso aconteceu com boa parte do judaísmo nos dias dos apóstolos, e ainda acontece. “Mas a todos quantos o receberam aos que crêem em seu nome deu-lhes o direito de serem feitos filhos de Deus. “Os quais não nasceram do sangue nem da carne” Jo 1. 12,13.
O segundo nascimento, ou seja, o novo nascimento é de Deus. A pessoa nasce da água e do espírito para poder herdar a incorruptibilidade 1 Co 15. 50. Porque carne e sangue não herdam o reino de Deus. Um judeu ou um gentio apenas com o nascimento paterno e materno, se não nascer para a obediência as condições não herdará o Reino de Deus. “Se sabeis que Ele é justo, reconheceis também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele” 1 Jo 2. 29. Nasce da semente imperecível que é a palavra de Deus 1 Pe 1. 23; Lc 8. 11.
Na “nova aliança”, um judeu ou um gentio para praticar a justiça, ambos precisam crer em Jesus Cristo, ser batizado em seu Nome e praticar a lei por completa. Por que Cristo é o fim da lei Rm 10. 4. Rejeitar o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! É a mesma coisa que negar a lei. O mediador intercede por aquele que aceita Ele como Salvador e é sepultado com Ele no batismo da morte. “Pois há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens; Jesus Cristo homem” 1 Tm 2. 5.
Aqueles que vivem sem Cristo, vivem sem mediador. Quem nega o mediador da “nova aliança”, fica sem obter perdão de pecados. Ele é o “Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo! Viver sem Cristo é viver na incredulidade e viver afastado de Deus. Jesus Cristo é “mediador de superior aliança” Hb 8. 6 9. 15; 12. 24. “Ele ofereceu um único sacrifício pelos pecados Hb 10. 12. “Quem comer a minha carne, e beber o meu sangue, tem a vida eternaJo 6. 54. “Quem vive e crê em mim, não morrerá” Jo 11. 26. Quem não crê não tem vida em si mesmo. “Todo o homem que olhar para o Filho, e nele crer, tenha a vida eterna” Jo 6. 40.
“Todo aquele que é nascido de Deus não vive na pratica do pecado”, ou seja, não profana a lei, “porque a semente de Deus permanece nele; e não pode viver pecando porque é nascido de Deus 1 Jo 3. 9. A semente é a palavra de Deus” Lc 8. 11. Praticar o pecado é praticar aquilo que é contra a lei 1 Jo 3. 3. “Amados amemo-nos uns aos outros porque o amor procede de Deus, aquele que ama, é nascido de Deus” 1 Jo 4. 7 A condição serve para pessoas de todas as raças. “Em verdade, em verdade vos digo que quem crê em mim têm a vida eterna Jo 6. 47. 50, 53 a 57. “Quem, porém, não crer, será condenado” Mc 16. 16.
Eles não deveriam saber estas coisas, e parar de ensinar em sua mensagem que haverá conversões de pessoas após a vinda? A Bíblia dá margens para alguém dizer: Que haverá conversões de almas após a vinda? É obvio que não. A primeira vinda Ele veio para salvar, e está salvando todos aqueles que devem ser salvos. A segunda vinda Ele vem para os seus, e para punir os que rejeitam Ele e as condições. Ele se revelará na sua vinda “como chama de fogo, e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho” 2 Ts 1. 7, 8; Mq 5. 15.
Ele é a rocha de tropeço e de escândalo para os que não crêem, mas aquele que nela crer jamais será envergonhado Rm 9. 33; Jo 6. 47,50,54 a 57. Se confessares em tua boca que Jesus Cristo é o Senhor, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dos mortos serás salvo Rm 10. 9,10. E todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus 1 Jo 4. 3. “Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o filho de Deus” 1 Jo 5. 5. Nos dias de Noé, todos aqueles que rejeitaram a mensagem foram destruídos Gn 6. 13,17.“Assim será também na vinda do filho do homem” Toda a rejeição e toda a incredulidade serão castigadas. O trigo vai continuar no Reino, enquanto o Joio será queimado. Lc 3. 9,17; Mt 3. 12; 13. 41,42. Todos podem ter certeza que não haverá conversões de almas na vinda, nem de Judeus e nem de gentios.
Tem povo que defende Jesus Cristo como filho de Deus e batizam no batismo de João, e ao mesmo tempo chamam o Israel como nação que nega o Cristo de povo de Deus. Deveriam procurar uma sinagoga judaica, se circuncidarem e não ficarem entre dois pensamentos. Ou seja, se eles aceitam o Cristo como o Messias, e realizam batismos em seu Nome para remissão de pecados, e ao mesmo tempo chamam Israel como nações que negam o Cristo e o batismo de povo de Deus, não cometem equivoco? É obvio que sim. Tanto é que um judeu que nega o Cristo se desejar comungar com eles, terá que aceitar o Cristo e se batizar por um representante ministerial deles. Os apóstolos deixaram bem claro que povo de Deus é o Israel que está sendo restaurado com a missão da Igreja. E Cristo e o batismo são as boas novas que a Igreja tem para todo aquele que crê. E todos aqueles que negam o Cristo e o batismo não são povo de Deus.
“Chegou o noivo e as virgens que estavam preparadas entraram com Ele para as bodas, e fecharam-se a porta Mt 25. 10, e as que estavam sem preparo ficaram de fora Mt 25. 12. Então dirá o Rei, aos que estiverem à sua direita: vinde benditos de meu Pai! Entrai na posse do Reino Mt 25. 34. Dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de Mim malditos para o fogo” Mt 25. 41; Ap 21. 8; 22. 5. como o povo está vendo muito bem, O tema está esclarecendo que em alguns ensinamentos da Bíblia, principalmente nos mil anos de reinado de Cristo, a Bíblia fala uma coisa: E eles aplicam outra coisa bem diferente.
as virgens despreparadas são as da esquerda, e representam as pessoas de todas as raças desligadas de Cristo, sem batismo e sem lei. Nos dias de Noé, todos os que rejeitaram a pregação de Noé, morreram nas águas do dilúvio Gn 6. 13,17. Os da esquerda com certeza serão aqueles que negam o Cristo, o batismo e a lei por completa, exceto a cerimonial. Como o povo pode ver os remanescentes que Paulo se refere, aplica-se para judeus convertidos ao evangelho de Cristo com a mensagem da Igreja. Na vinda de Cristo todo o Israel que aceita o Cristo e as condições será salvo para cumprir o que Paulo disse: Em Rm 11. 26.
O povo sabe muito bem que a Bíblia diz que: “Acontecerá nos últimos diz o Senhor: Que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne” At 2. 17. E sabe também que a carne que Deus derrama o Espírito santo é sobre aqueles que lhe obedecem. “Nós somos testemunhas destes fatos, bem como também o Espírito Santo, que deus concedeu aos que lhe obedecem” At 5. 32. O povo precisa desconfiar e se der conta, que no caso de toda a carne que Deus vem derramando o seu Espírito, a mensagem deles sabe aplicar muito bem para toda a carne que serve a Deus, ou seja, o evangelho de Cristo.
Mas no caso de todo o Israel que será salvo na vinda de Cristo, não fazem a mesma aplicação. Ou seja, fazem de conta que não sabem e de todas as maneiras querem colocar judeus que negam o evangelho de Cristo no seu Reino para terminar de cumprir a restauração de Israel, e gentios incrédulos para fazer o papel de súditos no seu Reino. Parece que não sabem que está escrito que Ele vem: “Como chama de fogo, e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo” 2 Ts 1. 8; Mq 5. 15.
O povo pode ter certeza que na vinda do Senhor Jesus Cristo, os que crêem no evangelho continuarão no Reino, enquanto os que rejeitam serão punidos. Lc 3. 9,17; Mt 3. 12; 13. 41,42. Conversões entre os judeus aconteceram em massa nos dias dos apóstolos. Uns crendo e sendo ligados, e outros rejeitando e ficando de fora por conta da incredulidade. Tanto os judeus como os gentios que aceitaram o Messias nos dias dos apóstolos, se Ele tivesse voltado teriam sido salvos.
O mesmo aplica-se para a vinda de Cristo, aqueles que são ligados em Cristo pelo batismo, aceitam as condições e colocam em prática com certeza serão salvos e permanecerão no Reino. A promessa é para todo aquele que crer nele e ser batizadoMc 16. 16. “Quem porem não crer será condenado”. Assim determina a palavra de Deus! Não pode haver incredulidade, e nem desvio de Jesus Cristo e da lei Rm 11. 20. “Eis que ponho em Sião uma pedra angular quem nela crer, jamais será envergonhado. Ele é a pedra de tropeço e rocha de escândalo. Os que não crêem tropeçam” 1 Pe 2. 6 a 8.
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