Por William Hendriksen (1900/1982)
Análise Geral
I – As Sete Seções Paralelas
1. Cristo no meio dos candeeiros (1:1-3:22)
O tema
dos três primeiros capítulos do Apocalipse parece ser Cristo no meio dos
sete candeeiros de ouro. Esses candeeiros representam as sete Igrejas
(1:20). A cada Igreja João é levado a escrever uma carta (ver capítulos 2
e 3). Como esse número sete ocorre muitas vezes no Apocalipse, e é em
todo lugar um símbolo daquilo que é completo, podemos ter como certo,
com segurança, que esse é o caso aqui, e que ele indica a Igreja toda
através de todo e espectro de sua existência até o próprio fim do mundo.
Assim interpretada cada Igreja em particular é, por assim dizer, um tipo, não
indicando um período definido na História, mas descrevendo condições
que são constantemente repetidas na vida de diversas congregações. [1]
Assim, essa seção parece perpassar toda a dispensação, da primeira vinda
de Cristo para salvar o seu povo (1:5) à sua segunda vinda para julgar
todas as nações (1:7). A última das sete cartas é escrita à Igreja em
Laodicéia. É evidente que o capítulo 4 introduz um novo assunto – ainda
que intimamente relacionado.
2. A visão do céu e dos selos (4:1-7:17)
Os
capítulos 4-7 constituem a próxima divisão natural do livro. O capítulo 4
descreve aquele que está sentado no trono e a adoração daqueles que o
cercam. Na mão direita do Senhor há um livro selado com sete selos
(5:1). O Cordeiro toma esse livro e recebe adoração. Do capítulo 6
aprendemos que o Cordeiro abre os selos um a um. Entre o sexto e o
sétimo selo temo a visão dos cento e quarenta e quatro mil que foram
selados da incontável multidão postada ante o trono.
Deve-se
notar cuidadosamente que essa seção também cobre toda a dispensação, da
primeira à segunda vinda de Cristo. A primeira referência a Cristo
retrata-o como sendo imolado, e, agora, como governando dos céus
(5:5,6). Próximo do fim dessa seção é apresentado o juízo final. Observe
a impressão da segunda vinda sobre os não-crentes:
“...e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono, e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?” (6:16,17).
Agora, observe a bem-aventurança dos crentes:
“Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol nem ardor algum, pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vinda. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (7:16,17).
Esse é
um retrato da Igreja triunfante toda, ajuntada de todas as nações e
assim, em sua inteireza, postada diante do trono e diante do Cordeiro –
um ideal que não é entendido até o dia da grande consumação. Temos,
assim, perpassado toda a era do evangelho.
3. As sete trombetas (8:1-11:19)
A seção
seguinte consiste dos capítulos 8-11. Seu tema central é: as sete
trombetas que afetam o mundo. O que acontece com a Igreja é descrito nos
capítulos 10 e 11 (o anjo com um pequeno livro, as duas testemunhas).
Também, no fechamento dessa seção há uma clara referência ao juízo
final.
“O sétimo anjo tocou a trombeta e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo tornou-se de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos... Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para serem julgados os mortos, para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, assim aos pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra” (11:15-18).
Tendo alcançado o fim da dispensação, termina a visão.
4. O dragão perseguidor (12:1-14:20)
Tudo
isso nos leva aos capítulos 12-14: a mulher e o “filho varão”
perseguidos pelo dragão e seus auxiliares. Essa seção também cobre toda a
dispensação. Começa com uma clara referência ao nascimento do Salvador
(12:5). O dragão ameaça devorar o filho varão. O filho é carregado para
Deus e para o seu trono. O dragão, agora, persegue a mulher (12:13).
Como seus agentes, ele emprega a besta que vem do mar (13:1), a besta
que vem da terra (13:11,12) e a grande meretriz, Babilônia (14:8). Essa
seção, também, termina com uma inspiradora descrição da segunda vinda de
Cristo, para julgamento:
“Olhei, e eis uma nuvem branca, e sentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, tendo na cabeça uma coroa de outro e na mão uma espada afiada... E aquele que estava sentado sobre a nuvem passou a sua foice sobre a terra, e a terra foi ceifada” (14:14-16).
5. As sete taças (15:1-16:21)
A seção
seguinte compreende os capítulos 15 e 16, e descreve as taças de ira.
Aqui, também, temos uma referência clara ao juízo final a aos eventos
que ocorrerão em conexão com ele. Assim, lemos em 16:20:
“Toda a ilha fugiu e os montes não foram achados”.
6. A queda da Babilônia (17:1-19:21)
A seguir
vem uma descrição vívida da queda da Babilônia e a punição infligida
sobre a besta e o falso profeta. Observe a figura de Cristo vindo para
julgar (19:11ss.).
“Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro, e julga e peleja com justiça”.
7. A grande consumação (20:1-22:21)
Isso nos
leva a seção final, capítulos 20-22, pois Apocalipse 20:1
definitivamente começa com uma nova seção e introduz um novo assunto.
[2] Esse novo assunto é a condenação do diabo. Uma comparação,
sobretudo, com o capítulo 12 revela o fato de que, ao início do capítulo
20, estamos mais uma vez no limiar de nova dispensação. Enquanto em
12:9 nos é dito que, em conexão com a ascensão e a coroação de Cristo, o
diabo é lançado à terra, aqui em 20:2,3, lemos que ele é preso por mil
anos, sendo depois lançado no abismo. Os mil anos são seguidos por um
tempo curto durante o qual Satanás é solto de sua prisão (20:7). Isso,
por sua vez, é seguido da descrição da derrota final de Satanás em
conexão com a vinda de Cristo para julgamento (20:10,11ss.). Nessa
vinda, o presente universo, passando, deixa lugar para os novos céus e a
nova terra, a nova Jerusalém (20:11ss.).
Uma
leitura cuidadosa do livro do Apocalipse mostra claramente que o livro
consiste de sete seções, e que essas sete seções correm paralelas umas
às outras. Cada uma delas abarca toda a dispensação, da primeira à
segunda volta de Cristo. Esse período é visto ora de uma perspectiva,
ora de outra. [3]
II – Outros Argumentos em Favor do Paralelismo
Há uma
outra linha de raciocínio que confirma nossa posição de que cada uma das
sete seções se estende do começo ao fim da nova dispensação e de que as
sete correm paralelas umas às outras. [4] Diferentes seções atribuem a
mesma duração ao período descrito. De acordo com o terceiro ciclo
(capítulos 8-11), o maior período aqui descrito é de quarenta e dois
meses (11:2), ou mil duzentos e sessenta dias (11:3). Agora, é um fato
admirável que encontremos esse mesmo período de tempo na seção seguinte
(capítulos 12-14), a saber, mil duzentos e sessenta dias (12:6), ou um
tempo, dois tempos e metade de um tempo (3 ½ anos) (12:14). As três
designações – quarenta e dois meses, mil duzentos e sessenta dias e um
tempo, dois tempos e metade de um tempo – são equivalentes exatos.
Assim, a seção das trombetas (capítulos 8-11) deve correr paralela à que
descreve a batalha entre Cristo e o dragão (capítulos 12-14).
Um
estudo cuidadoso do capítulo 20 revela que ele descreve um período
sincrônico com o capítulo 12. Dessa forma, mediante esse modo de
raciocínio, fica demonstrado o paralelismo.
Cada
seção oferece-nos uma descrição de toda a era do evangelho, da primeira à
segunda vinda de Cristo, e é fundada na História de Israel sob a antiga
dispensação, à qual faz freqüentes referências.
Temos
dito que a seção sobre as trombetas (capítulos 8-11) é paralela à seção
sobre a mulher e o dragão (12-14) e à seção final (20-22), que também se
estende além dela (21,22). Provaremos, agora, que essa mesma seção
(capítulos 8-11) tem toda a aparência de ser paralela à das taças de ira
(capítulos 15, 16). Observe, portanto, que a primeira trombeta (8:7)
afeta a terra; o mesmo que a primeira taça (16:2). A segunda trombeta
afeta o mar; o mesmo que a segunda taça. A terceira trombeta se refere
aos rios; o mesmo com respeito à terceira taça. A quarta, em ambos os
casos, se refere ao sol. A quinta se refere ao grande abismo ou ao trono
das bestas, a sexta ao Eufrates, e a sétima à segunda vinda para juízo.
[5]
Novamente,
observe que a quarta seção (capítulos 12-14) apresenta, como os
inimigos de Cristo e da sua igreja, o dragão, as duas bestas e a grande
prostituta (Babilônia). Esses surgem juntos. É natural, portanto,
inferir que eles caiam juntos. Isso se torna claro quando entendemos que
o significado da besta e da grande prostituta, Babilônia, é o seguinte:
A besta que sobe do mar é a perseguição que o dragão promove contra os
cristãos, corporificada nos governos mundiais e dirigida contra o corpo
dos crentes. Nos dias de João isso era feito pelo governo romano.
A besta
que surge da terra é a religião anticristã de Satanás que objetiva
enganar a mente e escravizar a vontade dos crentes. No tempo em que
essas visões apareceram a João, essa besta estava incorporada na
religião pagã e no culto ao imperador de Roma.
A grande
prostituta, Babilônia, é a sedução anticristã que tentou roubar o
coração e perverter a moral dos crentes. Nesse tempo a prostituta se
revela como a cidade de Roma. Assim, quando Satanás cai, as bestas e a
prostituta também caem. Eles sobem juntos; eles também caem juntos. A
sexta seção (capítulos 17-19) descreve a queda da grande prostituta,
Babilônia (capítulos 17,18) e das bestas (19:20), enquanto o sétimo
ciclo descreve a queda de Satanás (20:10) e sua derrota final no dia do
juízo. O juízo final sobre os quatro inimigos – o dragão, a besta que
vem do mar, a besta que vem da terra e a grande prostituta – é descrito
em duas seções separadas. Assim, essas duas devem ser paralelas. Cada
uma descreve um período que se estende até o conflito final, o mesmo
último julgamento quando os inimigos de Cristo e de sua Igreja receberão
sua final e eterna punição. [6]
Nessa
mesma relação há outro forte argumento que defende a posição de que as
seções correm paralelas, assim como cada uma delas termina com a vinda
do Senhor para juízo. A evidência a que nos referimos agora é
obscurecida pela tradução. A seção sobre as taças de ira (15,16) termina
com uma referência a uma batalha. (Ver 16:14, onde o conflito é chamado
a batalha do grande dia de Deus, o Todo-poderoso.) A seção seguinte
(capítulos 17-19), de novo, termina com a mesma cena de batalha. (Ver
19:19) Conforme o original, essa é a mesma batalha mencionada em 16:14,
pois ali lemos:
“congregaram-se para pelejar contra ele”.
Finalmente, no fechamento da seção (capítulos 20-22), lemos mais uma vez:
“a fim de reuni-los para a peleja”. (Ver 20:8)
Todas as três seções, portanto, descrevem eventos que se dirigem à mesma grande batalha de Jeová. Elas são paralelas.
As sete
seções são paralelas. Nosso argumento final para apoiar a posição
paralelística é o fato de que encontramos exatamente a mesma coisa nas
profecias de Daniel, que têm sido chamadas de Apocalipse do Antigo
Testamento. Desse modo, as partes do sonho de Nabucodonosor (capítulo 2)
correspondem exatamente às quatro bestas do sonho de Daniel (capítulo
7). [7] O mesmo período é coberto duas vezes, e visto de diversas
perspectivas.
A
divisão do Apocalipse em sete seções [8] é preferida por muitos autores,
embora não haja unanimidade com respeito aos limites exatos de cada
seção. [9] Nós preferimos a divisão dada, com pequenas variações, por L.
Berkhof, S. L. Morris, B. B. Warfield e outros. É a mais natural. É
claramente provida pelo próprio livro, cada seção findando, como temos
demonstrado, no mínimo com uma referência à vinda de Cristo para Juízo.
Isso é verdadeiro mesmo com respeito à seção final (capítulos 20-22; ver
22:20), embora vá além do juízo final, descrevendo o novo céu e a nova
terra (cf. 7:9ss.). Sobretudo, se interpretada dessa forma, cada seção
incorpora um tema que pode ser facilmente distinguido dos outros. Nossa
divisão é a seguinte:
1. Cristo no meio dos sete candeeiros de ouro (1-3).2. O livro com os sete selos (4-7).3. As sete trombetas de juízo (8-11).4. A mulher e o filho perseguidos pelo dragão e seus auxiliares (a besta e a prostituta) (12-14).5. As sete taças de ira (15,16).6. A queda da grande prostituta e das bestas (17-19).7. O julgamento do dragão (Satanás) seguido pelo novo céu e nova terra, a Nova Jerusalém (20-22).
________________________
Notas:
[1]
Ver W. Milligan, The Book of Revelation (Expositor's Bible),VI, p.836;
E. H. Plumptre, The Epistles to the Seven Churches, p. 9; W. M. Ramsay,
The Letters to the seven Churches of the Asia, pp. 30, 177ss.; R. C.
Trench, Commentary on the Epistles to the Seven Churches in Asia, pp.
59ss.; C. F. Wishart, The Book of Day, p. 22.
[2] Ver Capítulo Quatorze, p. 245.
[3]
Essa, visão, de uma forma ou de outra, é adotada por R. C. H. Lenski,
op. cit., pp. 216, 240, 350, 358; S. L. Morris, The Drama of
Christianity, p. 26; M. F. Sadler, The Revelation of St. John the
Divine, pp. xvi.ss. Ver, além desses, B. B. Warfield, Biblical
Doctrines, pp. 645, 661.
[4]
Embora as visões descrevam a nova dispensação, elas têm a antiga
dispensação como ponto de partida. Cf., por exemplo, 12:1-4; 17:10; 20:3
(“para que não mais enganasse as nações”).
[5] S. L. Morris, op. cit., p. 64.
[6] R. C. H. Lensk, op. cit., p. 553.
[7] S. L. Morris, op. cit., p. 27; W. M. Taylor, Daniel the Beloved, p. 124.
[8] Para um de muitos sistemas de divisão, ver H. B. Swete, The Apocalypse of St. John, pp. xxxiii e xliv.
[9]
Os diversos sistemas de divisão nessas sete seções serão encontradas em
L. Berkhof, op. cit., p. 339; H. B. Swete (para a divisão de Ewald),
op. cit., p. xlv; P. Mauro, The Patmos Visions, pp. 11ss.; W. Milligan,
op. cit., passim; S. L. Morris, op. cit., p. 29; M. F. Sadler, op. cit.,
pp. xviss.; C. F. Wishart, op. cit., p. 30; B. B. Warfield, op. cit.,
p. 645 nota.
Sobre o autor: William Hendriksen (1900-1982) (Th.D., Princeton Theological Seminary) foi professor de literatura do Novo Testamento no Calvin Theological Seminary.
Fonte: Mais que Vencedores, William Hendriksen. Editora Cultura Cristã, 2011, p. 25-28.
Via: http://www.amilenismo.com/2009/08/paralelismo-progressivo-interpretando.html
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