O livro de Joel contém muitas promessas. A mais marcante é que Deus
mantém-se ao lado de Sua terra e de Seu povo Israel. É um livro cheio
de profecia – para Israel e para todos os povos. No livro do profeta
Joel encontramos, inclusive, o Evangelho claro para nós hoje.
Em relação ao livro de Joel temos duas perguntas
que devem ser formuladas de início para podermos ter uma visão
panorâmica: onde nos encontramos cronologicamente? Qual era a situação
reinante quando esse livro foi escrito?
O tempo de atuação de Joel não é mencionado, mas pelos paralelos
históricos sabemos que ele exerceu seu ministério na Judéia por volta
de 840-810 a.C. Portanto, ele é um dos mais antigos “profetas menores”.
Se nosso ponto de partida são essas datas, então Joel profetizou
durante o reinado de Joás. Lemos a respeito deste em 2 Reis 12.1-21 e 2
Crônicas 24.1-27. Vemos que Joás reinou 40 anos. Sob a liderança
divina, por meio do sacerdote Joiada, o jovem Joás deu início a uma
renovação espiritual entre seu povo. Seu interesse principal estava
voltado para o Templo e os sacrifícios. Mas quando Joiada morreu, os
príncipes de Judá convenceram Joás a reintroduzir a adoração a Baal. Na
última fase de seu reinado, Joás afastou-se mais e mais de Deus.
Pouco se sabe a respeito do próprio Joel. Seu nome significa “Javé
(Yahweh) é Deus” (Jo-El). Provavelmente ele vivia em Jerusalém. Seu pai
se chamava Petuel, que significa “convicto por Deus” ou “simplicidade
divina”. Seu tema é o vindouro “Dia do Senhor”, o grande dia do juízo, e as conseqüências desse evento. O “Dia do Senhor” acontecerá quando Jesus vier a esta terra visivelmente para estabelecer Seu reino milenar de paz.
O livro de Joel pode ser assim dividido:
Capítulo 1: a parte histórica; a praga de gafanhotos.
Capítulos 2-3: a parte profética; o exército de Javé.
Três coisas desempenham um papel importante no
livro de Joel. Não as encontramos apenas neste livro profético, uma vez
que se estendem por toda a Bíblia, perpassam a história secular e o
Plano de Salvação, chegam até hoje e vão ainda além. Se quiser avaliar
sua posição espiritual pessoal ou a de sua igreja, basta perguntar a si
mesmo ou à sua igreja qual a postura em relação a estas três coisas:
1. Israel:
O livro de Joel foi escrito para o povo de Israel. O versículo 2 do capítulo 1 se dirige a “todos os habitantes da terra [de Israel]”.
Por que Israel é um assunto tão provocante, não apenas para a
sociedade mas também para as igrejas e, talvez, para cada um de nós?
Israel é o povo eleito por Deus. Lemos em Joel 2.17: “Chorem os
sacerdotes, ministros do Senhor, entre o pórtico e o altar, e orem:
Poupa o teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio,
para que as nações façam escárnio dele. Por que hão de dizer entre os
povos: Onde está o seu Deus?”. Deus escolheu e elegeu para Si este
povo de Israel, para servi-lO. A morada de Deus, a “Casa do Senhor”, é
em Israel. Não é apenas o povo de Israel como um todo, mas uma cidade
específica em Israel, Jerusalém, e, mais restritamente, o monte Sião
que estão em questão nesse livro profético (Jl 2.32). O livro de Joel é
encerrado com as palavras: “...porque o Senhor habitará em Sião” (Jl 4.21). Sião é o centro!
Para Deus sempre é importante não ficar apenas na superfície – Ele
avança até o ponto central. Em sua vida, Deus não quer ser apenas um
personagem coadjuvante; Ele quer ser o centro de toda a sua existência.
“Sião” é, para todo judeu, a mais elevada representação do que significa “pátria”. Por isso foi chamado de sionismo o movimento destinado a levar os judeus de todo o mundo de volta para Israel.
“Sião” é, para todo judeu, a mais elevada representação do que significa “pátria”. Por isso foi chamado de sionismo
o movimento destinado a levar os judeus de todo o mundo de volta para
Israel. O profeta Joel fala de sua terra pátria, de sua cidade natal –
fala do lugar onde Deus se encontra com os homens: o Templo no monte
Sião. No livro de Joel Deus é muito específico no que fala. Ele diz 14
vezes “meu povo”, “minha terra”, “meu santo monte Sião”. Em Joel 2.26
Deus chega a dizer que Seu povo jamais será envergonhado. Ele promete
que Israel não deverá mais ser zombado ou escarnecido. Deus toma
partido por Seu povo escolhido!
Existe um problema: muitos tentam descartar e substituir Israel. Em Joel 3.2-3 lemos: “Congregarei
todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá; e ali entrarei
em juízo contra elas por causa do meu povo e da minha herança, Israel, a
quem elas espalharam entre os povos, repartindo a minha terra entre
si. Lançaram sortes sobre o meu povo, e deram meninos por meretrizes, e
venderam meninas por vinho, que beberam”. Na Palavra de Deus está
escrito muito claramente que foram as nações gentias que dispersaram
Israel e o desprezaram. Infelizmente, uma ala da Igreja de Jesus, que
segue a horrível Teologia da Substituição, faz parte das “nações
gentias” que afirmam que a Igreja é o novo Israel. Não vêem mais a real
posição de Israel. Mas o que Deus diz em Joel 3.2? Ele fala de “meu
povo”, “minha herança”, “minha terra”! Lemos a palavra “meu” por três
vezes! Isso não é a Igreja! Quem ensina que essas expressões se aplicam
à Igreja de Jesus está com sua visão embaçada ou não consegue ler
direito... sem dúvida, há muitos analfabetos teológicos! O povo de
Israel tinha naquela época e tem ainda hoje um status único, pois foi e
continua sendo o povo de Deus. Conceda a Israel a sua devida
importância espiritual, bíblica e pessoal.
2. Profecia:
O conteúdo básico de Joel é a profecia. Cinqüenta dos seus 73
versículos são proféticos, ou seja, 68% do livro é profecia. Elas falam
do “Dia do Senhor”, que é o tema central de Joel (cinco vezes é mencionado o “Dia do Senhor”: 1.15; 2.1; 2.11; 2.31; 3.14). Basicamente, o “Dia do Senhor” é um tempo em que o Senhor vai ao encontro do Seu povo com juízo ou bênção, ou com ambos ao mesmo tempo.
Se lemos a Bíblia e tentamos entender mais e mais o agir de Deus,
precisamos nos distanciar do nosso pensamento ocidental e tentar captar
a maneira judaica de raciocinar e de se comportar. Se não fizermos
isso, não conseguiremos compreender muitas das coisas que as Escrituras
dizem. Por exemplo, é importante levar em conta que o dia judaico
começa à noitinha, com o pôr-do-sol. Portanto, primeiro vem um tempo de
escuridão para depois raiar a luz.
Esse é um espelho exato da maneira com que Deus lidará com Seu povo:
primeiro virá o juízo (a escuridão) e depois a bênção (a luz).
Primeiro virá para Israel o tempo da Tribulação, e depois o Milênio. No
final do tempo de tribulação haverá a grande e terrível batalha do
Armagedom, descrita no Apocalipse (Ap 16.16). É justamente essa batalha
que Joel, como profeta, antevê e prediz no capítulo 3.2,9-14. Ela
culminará no vale da Decisão, como o chama Joel, que é o vale de
Josafá. Josafá pode ser traduzido por “o Senhor/Javé faz justiça” ou “o
Senhor/Javé julgará”. Essa batalha é mais uma luta contra Israel, mas
uma luta sem igual. Não pode ser equiparada nem com a luta do início da
Tribulação, quando o rei vindo do Norte (Ez 38-39) se levantará contra
Israel. No final dessa grande batalha Jesus, o Cordeiro, julgará a
partir de Sião e colocará um ponto final no conflito. É disso que fala
Joel 3.14,17: “Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o
Dia do Senhor está perto, no vale da Decisão. Sabereis, assim, que eu
sou o Senhor, vosso Deus, que habito em Sião, meu santo monte; e
Jerusalém será santa; estranhos não passarão mais por ela”.
Como todos os outros profetas, Joel viu apenas alguns fatos
relevantes do futuro. Por essa razão, muitos eventos distantes não são
mencionados no livro de Joel. Mas quando pesquisamos em outros livros
da Palavra de Deus, adquirimos uma visão panorâmica geral e exata do
decorrer específico da profecia. Ao estudar as profecias, é importante
reconhecer sempre do que o profeta está falando, a que ele está se
referindo, a qual acontecimento ele está aludindo. Os profetas nem
sempre relatam suas visões proféticas de forma cronológica e completa.
O “Dia do Senhor” não é o “Dia de Jesus Cristo” (Arrebatamento), igualmente mencionado na Bíblia. O “Dia do Senhor” diz respeito à volta visível de Cristo, quando Seus pés estarão sobre o monte das Oliveiras (Zc 14.4).
O “Dia do Senhor” não é o “Dia de Jesus Cristo” (Arrebatamento), igualmente mencionado na Bíblia. O “Dia do Senhor”
diz respeito à volta visível de Cristo, quando Seus pés estarão sobre o
monte das Oliveiras (Zc 14.4). Isso é muito importante para encaixá-lo
corretamente na profecia bíblica. Também é importante saber sempre em
que época nos encontramos dentro da cronologia profética da Bíblia. A
profecia nos ajuda a reconhecer o quanto estamos próximos de eventos
bíblicos como o Arrebatamento, das dores de parto dos tempos finais,
etc. Exatamente isso torna a Bíblia tão atual! Muitos crentes dizem:
“Não exagerem tanto com a profecia bíblica. O que importa é que Jesus
nos ama!” Mas a Bíblia é 30% profecia, ou seja, 1/3 da Palavra de Deus é
profecia! O que fazem os cristãos quando chegam a 2 Pedro 1.19, que
diz: “Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e
fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar
tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso
coração”? Talvez leiam os versículo 18 e 20 mas, na hora de ler o
versículo 19, têm problema de falta de foco em sua visão. Onde
encontramos a verdadeira profecia? Somente na Palavra de Deus, na
Bíblia! Por essa razão deveríamos ser muito precavidos em relação a
tantos profetas auto-proclamados e a profecias particulares. Para ter
esse discernimento, é necessário que conheçamos muito bem a Palavra de
Deus, a Sagrada Escritura.
Atente à palavra profética! Seja vigilante e reconheça o tempo em que vivemos!
3. Palavra de Deus (Evangelho):
Onde encontramos a verdadeira profecia? Somente na Palavra de Deus, na Bíblia! Por essa razão deveríamos ser muito precavidos em relação a tantos profetas auto-proclamados e a profecias particulares. Para ter esse discernimento, é necessário que conheçamos muito bem a Palavra de Deus, a Sagrada Escritura.
Podemos crer que o pai de Joel ensinou-lhe a devida reverência à
Palavra de Deus. Seu nome lembra disso, pois Petuel significa “convicto
de Deus”, “simplicidade divina”. Quando estamos convictos de alguma
coisa, podemos transmiti-la de forma mais convincente, de todo o
coração. Foi o que Joel fez em toda a sua simplicidade. Ele não diz:
“Aqui tenho a palavra do Senhor e vou indicar o rumo para vocês”. Ele
se inclui e fala de “nosso Deus” (Jl 1.16). Também dirige-se a pessoas
individualmente: a sacerdotes, a anciãos, ao povo de Israel. E o
profeta também tem uma mensagem para os povos gentios. Com isso vemos
que a Palavra de Deus diz respeito a todos e se dirige a todos. A
mensagem do livro também cabe dentro do Novo Testamento: o que o
Evangelho diz, é dito igualmente pelo livro de Joel.
A Palavra de Deus, o Evangelho, nos conclama a quê?
A narrar: “Narrai isto a vossos filhos, e vossos filhos o façam a seus filhos, e os filhos destes, à outra geração” (Jl 1.3). Nós, você e eu, temos a incumbência de ir e pregar o Evangelho às pessoas. No Salmo 96.3 está escrito: “Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas”.
A despertar: “Ébrios, despertai-vos e chorai;
uivai, todos os que bebeis vinho, por causa do mosto, porque está ele
tirado da vossa boca” (Jl 1.5). Esse versículo é uma conclamação de
despertamento vinda da parte de Deus para o povo de Israel, mas é
válido para nós também. As pessoas precisam ser acordadas. Precisamos
dizer-lhes que necessitam de Jesus. Um chamado ao despertamento não
pode ser em tom baixo e suave. Certa vez entrei no quarto da minha
filha porque era tarde e ela ainda estava escutando música. Aí vi que
ela adormecera apesar da música. Ela nem ouviu quando a chamei. Tive de
sacudir sua cama para que ela acordasse. A nós fica a pergunta: em que
sentido precisamos ser despertados e acordados? Em que área da nossa
vida a Palavra de Deus precisa nos sacudir outra vez?
A se converter: “Ainda assim, agora mesmo, diz
o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com
jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas
vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque ele é
misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em
benignidade, e se arrepende do mal” (Jl 2.12-13). O capítulo 2
fala que devemos dar meia-volta. Converter-se não é um ato exterior
como, por exemplo, rasgar as vestes. O renascimento somente acontece
quando a meia-volta é de todo o coração. Por isso Joel repete duas
vezes a sua conclamação. Novo nascimento não é apenas voltar-se para
Deus exteriormente; a reviravolta precisa vir de dentro para fora. Não
basta levantar a mão durante um culto evangelístico. Primeiro precisa
haver uma decisão de coração, e então seguem-se os atos exteriores. É o
que Joel diz em alto e bom som ao povo de Israel, e é o que precisamos
hoje, você e eu: uma decisão de coração, uma meia-volta, um retorno ao
Pai do céu. Então nosso rumo estará corrigido, e ele será em direção a
Jesus Cristo. É o que vemos no capítulo 3.
As pessoas precisam ser acordadas. Precisamos dizer-lhes que necessitam de Jesus. Um chamado ao despertamento não pode ser em tom baixo e suave.
Invocar o nome do Senhor: “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo...” (Jl 2.32).
Depois da meia-volta acontece a salvação pela invocação do nome de
Jesus. Apenas quem O invoca é salvo. Por isso Paulo cita essa passagem:
“Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o
Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo
aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10.12-13). Em
qualquer situação nesta semana, neste mês, neste ano, podemos ter
certeza: Jesus está aqui, e com Ele está a salvação! Então poderemos
experimentar o que o povo de Israel experimentou:
Mudança: “Eis que, naqueles dias e naquele tempo, em que mudarei a sorte de Judá e de Jerusalém...” (Jl 3.1). Justamente para o povo de Deus a transformação é tão importante. Israel voltará a florescer e a crescer: “Não
temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão,
porque o arvoredo dará o seu fruto, a figueira e a vide produzirão com
vigor” (Jl 2.22). Isso pode e deve ser assim na sua e na minha vida: “Eu
sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse
dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5).
Deus é o futuro de Israel e seu forte refúgio: “...o Senhor será o refúgio do seu povo e a fortaleza dos filhos de Israel” (Jl 3.16). E Ele quer ser essa segurança também para você: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10.28).
Deus habitará com Seu povo e Jerusalém será santa: “Sabereis,
assim, que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habito em Sião, meu santo
monte; e Jerusalém será santa; estranhos não passarão mais por ela” (Jl
3.17). Exatamente assim Ele habita entre nós (1 Co 6.19) e nós também somos santos (Cl 3.12).
O Senhor habitará e ficará para sempre em Sião: “...o Senhor habitará em Sião” (Jl 3.21). Da mesma forma Ele estará para sempre conosco, até o fim dos dias: “Eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.20).
Diariamente podem acontecer transformações na sua e na minha vida –
confiemos que Deus tem o poder de executá-las! A Palavra de Deus é a
base de tudo na vida. Você pode se apoiar nela completamente!
Joel é um livro cheio de promessas: 1. Que Deus
está do lado de Sua terra e do Seu povo Israel. 2. É cheio de profecia –
para Israel e para todos os povos. 3. Contém até mesmo o claro
Evangelho para nós hoje.
O Senhor está acima de tudo, e por isso o nome de Joel significa que
o Senhor é Deus acima de tudo! Deus também é o Senhor da sua vida? Se
Ele for seu soberano, então você pode enfrentar o futuro
confiadamente!
(Johannes Vogel - http://www.beth-shalom.com.br)
Revista Notícias de Israel, maio de 2011
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