" Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória".( Mateus 24:30)
PENSAMENTO: Há alguns pregadores que se recusam a pregar ou ensinar a doutrina da 2ª vinda de Cristo, por causa de extremismos e fanatismos de determinados segmentos religiosos ou ainda por medo e falta de conhecimento desta revelação. O dever do pregador ou mestre é tirar esta doutrina da lama na qual foi atolada e de novo elevá-la à posição e à perspectiva que lhe é dada pela Palavra de Deus. |
1. SUA REALIDADE É ESTABELECIDA PELO TESTEMUNHO DOS
PROFETAS
a) O Anjo da Aliança virá
(Ml 3:1) - Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos.
b) o SENHOR pelejará contra essas nações
(Zc 14:3-5) - Então, sairá o SENHOR e pelejará contra essas nações, como pelejou no dia da batalha. Naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade, para o sul. Fugireis pelo vale dos meus montes, porque o vale dos montes chegará até Azal; sim, fugireis como fugistes do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá; então, virá o SENHOR, meu Deus, e todos os santos, com ele.
c) Ele fará firme aliança com muitos
(Dn 9:27) - Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele.
d) Ah! Que grande é aquele dia, e não há outro semelhante!
(Jr 30:6,7) - Perguntai, pois, e vede se, acaso, um homem tem dores de parto. Por que vejo, pois, a cada homem com as mãos na cintura, como a que está dando à luz? E por que se tornaram pálidos todos os rostos? Ah! Que grande é aquele dia, e não há outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será livre dela.
e) este é o SENHOR, a quem aguardávamos
(Is 25:9) - Naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e ele nos salvará; este é o SENHOR, a quem aguardávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos.
f) Em retidão os príncipes serão governados
(Is 32:1) - Eis aí está que reinará um rei com justiça, e em retidão governarão príncipes.
g) Naquele dia, um só será o SENHOR, e um só será o seu nome
(Zc 14:9) - O SENHOR será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um só será o SENHOR, e um só será o seu nome.
2. SUA REALIDADE É ESTABELECIDA PELO TESTEMUNHO DE
JOÃO BATISTA
a) Voz que clama no deserto:Preparai o caminho do Senhor
(Lc 3:3-6) - Ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados, conforme está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados, e os escabrosos, aplanados; e toda carne verá a salvação de Deus.
3. SUA REALIDADE É ESTABELECIDA PELO TESTEMUNHO DE
CRISTO
a) - Voltarei e vos receberei para mim mesmo
(Jo 14:2,3) - Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.
Obs: Passada a estrela de Belém, o mistério da manjedoura, a aprendizagem dos 30 anos quando Cristo dá início a sua missão, seus lábios transbordam não da primeira mas da segunda vinda.
4. SUA REALIDADE É ESTABELECIDA PELO TESTEMUNHO DOS
ANJOS
a) Ele virá de modo como o vistes subir
(At 1:11) - E lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.
b) João, atestou a palavra de Deus quanto a tudo o que viu
(Ap 1:1,2) - Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João, o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu.
c) o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai
(Lc 1:31,32) - Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai.
5. SUA REALIDADE É ESTABELECIDA PELO TESTEMUNHO DOS
APÓSTOLOS
a) Porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá
(Mt 24:37,42,44) - Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem.Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.
b) - Então, verão o Filho do Homem vir nas nuvens
(Mc 13:26) - Então, verão o Filho do Homem vir nas nuvens, com grande poder e glória.
c) - Então, se verá o Filho do Homem com poder e grande glória
(Lc 21:27) - Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória.
d)- Sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes
a Ele
(1ªJo 3:1-3) - Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro.
e) O lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra!
(Tg 5:7) - Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas.
f) Esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na
revelação de Jesus Cristo
(1ªPe 1:7,13) - Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo. Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.
g) - Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro
(1ªTs 4:13-18) - Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.
6. SINAIS DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO
a) (Mt 24:3)- "Que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século?"
b) Transportes múltiplos
(Na 2:4)
c) Poder atômico
(2ªPe 3:10-12)
d) Acentuado aumento do conhecimento
(Dn 12:4)
e) Os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos...
(2ªTm 3:1,2)
f) Fabricação de armamentos
(Jl 3:9,10)
g) Desconsideração pelos pobres e famintos
(Ez 16:49)
h) Amor aos prazeres
(2ªTm 3:1-3)
i) Corrupção e violência
(Mt 24:37)
j) Greves e problemas trabalhistas
(Tg 5:4)
k) Ganância por dinheiro
(2ªTm 3:2)
l) Aumento da criminalidade
(2a.Tm 3:13)
m) Revolta de filhos contra pais
(2ªTm 3:2)
n) Falsos profetas
(Mt 24:11)
o) Rumores de guerras
(Mt 24:6)
p) Lares divididos
(Mt 24:10,12)
q) Apostasia e ensinos de demônios
(1ªTm 4:1,2)
r) Homossexualismo e prostituição
(Rm 1:24-27)
s) Doenças incuráveis
(Lc 21:11)
t) Fomes e Terremotos
(Mt 24:7)
u) Descrença na volta de Cristo
(2a.Pe 3:3,4)
v) Israel reunido em sua terra
(Ez 37:21)
7. A SEGUNDA VINDA FINALMENTE CUMPRIRÁ O PROPÓSITO
ORIGINALQUE DEUS TINHA AO CRIAR O HOMEM: COMUNHÃO
a) O Filho do Homem virá com poder e muita glória
(Mt 24:30) - Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.
ORIGINALQUE DEUS TINHA AO CRIAR O HOMEM: COMUNHÃO
a) O Filho do Homem virá com poder e muita glória
(Mt 24:30) - Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.
8. NO TOCANTE AOS JUSTOS
a) A ressurreição dentre os mortos
(1ªTs 4:16) - Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.
b) Os vivos serão transformados
(1ªCo 15:51,52) - Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
c) Os vivos serão arrebatados
(1ªTs 4:17) - Depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
a) A ressurreição dentre os mortos
(1ªTs 4:16) - Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.
b) Os vivos serão transformados
(1ªCo 15:51,52) - Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
c) Os vivos serão arrebatados
(1ªTs 4:17) - Depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
9. NO TOCANTE AOS ÍMPIOS
a) Participação das experiências da tribulação
(2ªTs 2:7-12) - Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda. Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.
b) Os exércitos do Anticristo serão destruídos da terra
(Ap 19:19-21) - E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército. Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre. Os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes.
c) Os "cabritos" serão objeto da condenação eterna
(Mt 25:31,32,41) - Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.
d) Haverá a ressurreição dos mortos, para o julgamento final
(Ap 20:12) - Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.
e) Aqueles cujos nomes não forem achados no Livro da Vida serão lançados no lago de fogo
(Ap 20:15) - E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.
Obs: Estes acontecimentos não estão em ordem cronológica.
a) Participação das experiências da tribulação
(2ªTs 2:7-12) - Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda. Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.
b) Os exércitos do Anticristo serão destruídos da terra
(Ap 19:19-21) - E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército. Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre. Os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes.
c) Os "cabritos" serão objeto da condenação eterna
(Mt 25:31,32,41) - Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.
d) Haverá a ressurreição dos mortos, para o julgamento final
(Ap 20:12) - Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.
e) Aqueles cujos nomes não forem achados no Livro da Vida serão lançados no lago de fogo
(Ap 20:15) - E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.
Obs: Estes acontecimentos não estão em ordem cronológica.
10. A TRIBULAÇÃO - POR QUANTO TEMPO?
a) "Uma semana"
(Dn 9:27) Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele.
b) "Um Tempo, Dois Tempos e Metade de Um Tempo"
(Ap 12:14) e foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse até ao deserto, ao seu lugar, aí onde é sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente.
c) - O termo "Quarenta e Dois Meses" também se refere aos primeiros três anos e meio da Tribulação
(Ap 11:2) mas deixa de parte o átrio exterior do santuário e não o meças, porque foi ele dado aos gentios; estes, por quarenta e dois meses, calcarão aos pés a cidade santa.
d) "Mil duzentos e sessenta dias"
(Ap 11:3) Darei às minhas duas testemunhas que profetizem por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco.
a) "Uma semana"
(Dn 9:27) Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele.
b) "Um Tempo, Dois Tempos e Metade de Um Tempo"
(Ap 12:14) e foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse até ao deserto, ao seu lugar, aí onde é sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente.
c) - O termo "Quarenta e Dois Meses" também se refere aos primeiros três anos e meio da Tribulação
(Ap 11:2) mas deixa de parte o átrio exterior do santuário e não o meças, porque foi ele dado aos gentios; estes, por quarenta e dois meses, calcarão aos pés a cidade santa.
d) "Mil duzentos e sessenta dias"
(Ap 11:3) Darei às minhas duas testemunhas que profetizem por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco.
PALAVRA FINAL: A Tribulação é mencionada também em Ap.12:6 como "mil duzentos e sessenta dias", que é igual a três anos e meio. O período de três anos e meio é o mesmo de quarenta e dois meses ou mil duzentos e sessenta dias - porque o calendário judeu, no qual as escrituras se baseiam é um ano lunar, formado de meses de trinta dias. Por isso cremos que a Tribulação vai durar sete anos. Os primeiros três anos e meio dedicados à paz mundial e os últimos três anos e meio de caos total. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário