O Anticristo, que é a besta, e o falso
profeta, foram lançados vivos no lago de fogo após a destruição de
Jerusalém. É isso mesmo, Apocalipse 19 afirma que esses homens foram
finalmente destruídos depois que o Senhor Jesus julgou Jerusalém em 70
dC. Surpresos? Pois essa deve ser a teoria aceita se seguirmos a
cronologia preterista:
“E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre”, Apo 19:20
Onde estariam os registros de alguém
sendo lançado vivo no lago de fogo imediatamente após (“…E, DEPOIS
destas coisas …”, Ap 19:1) a destruição da cidade santa?
Para muitos preteristas, Armagedon (Apoc
16:12-16; Apoc 19:19,20) trata da suposta queda de Jerusalém em 70 dC.
Dizem que a besta era o imperador romano Nero ou mesmo seu sucessor.
Mas Nero suicidou-se dois anos antes de Jerusalém ser destruída. Na
verdade, Jerusalém foi destruída sob o imperador romano Vespasiano, não
Nero. Além disso, nem Vespasiano, nem o seu general, Tito, foram mortos
em Jerusalém com seus corpos “lançados vivos no lago de fogo e enxofre” (Apocalipse 19:20).
Eu explico…
Se o capítulo 18 trata da destruição
final de Jerusalém, a Grande Cidade, a Grande Babilônia, como desejam
os preteristas, obviamente devem eles concordar que o Anticristo e o
falso profeta, que aparecem finalmente destruídos em Apocalipse 19, são
os mesmos mencionados em toda a profecia do Livro. Afinal de contas, o
capítulo registra como estas figuras diabólicas foram por
fim condenadas.
Em outras palavras, o Preterismo deve,
como é forçado, a identificá-los com ditadores romanos que viveram
antes da queda de Jerusalém. Sendo assim, o que é fato – se nos
baseamos na interpretação preterista – eles, a besta e o falso profeta,
foram “lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre” (19:20) imediatamente após a queda de Jerusalém.
Onde estão as evidências de que isso já ocorreu?
Basta somente passar os olhos no
capítulo 19 que o leitor vai observar que eles foram instrumentos do
julgamento de Cristo que havia voltado (?). Quem os julga e os lança no
lago de fogo é o próprio Jesus na manifestação da sua Segunda Vinda, a
qual os preteristas são obrigados a afirmar que já ocorreu. Portanto,
deve-se perguntar: Quem era o falso profeta e o anticristo nessa
ocasião? Uma vertente do preterismo já declarou que pelo menos um
desses personagens foi cabeça do império romano, o Anticristo Nero.
Acho que é por isso que muitos chegaram ao absurdo de interpretar que a
besta e seus exércitos são supostamente vindo de Roma contra Jerusalém,
mas isto dificilmente pode ser, pois Tito (onde estava Nero?) e seu
exército foram os vencedores em 70 dC, enquanto Apocalipse diz que “a
besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos para fazerem
guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e contra os seus
exércitos” (Apocalipse 19:19), foram os perdedores.
Perguntas que precisam ser respondidas pelos preteristas
Onde estão o Anticristo e o falso
profeta? A teoria preterista passada não corresponde aos fatos, pois a
queda de Jerusalém em 70 dC. não extinguiu o anticristo. Nem a morte da
“besta” – que segundo a interpretação destes, tem que ser Nero - e nem
os milhares de judeus mortos no cerco de Jerusalém, pôs fim ao
anticristo.
Repetindo: O falso profeta e o
anticristo, que aparecem nos capítulos anteriores a Apocalipse 18,
capítulo que trataria da queda de Jerusalém, são vistos no capítulo 19
sendo lançados no lago de fogo. Agora, se garantem que Apocalipse 18 já
teve cumprimento, mas Apocalipse 19 não, eles tem um problema enorme
para resolver. E pior, se garantem que Apocalipse 19 já teve
cumprimento, então precisam provar que Jesus já retornou, pois o
capítulo 19, entre outras coisas, trata da sua Segunda Vinda.
Segue abaixo as perguntas
1. Será que os que
habitavam na terra antes da destruição de Jerusalém se maravilharam com
Nero se recuperando de uma ferida mortal (Apocalipse 13:3)?
2. Será que Nero, ou qualquer anticristo
romano, teve um falso profeta com dois chifres como um cordeiro (Ap
13:11, 12),fazendo com que todo o mundo o adorasse?
3. Será que Nero tem um
falso profeta, que produziu um espetáculo cósmico fazendo fogo cair “do
céu à terra, à vista dos homens” (Apocalipse 13:13)?
4. Será que Nero teve um
falso profeta, que fez uma estátua do próprio Nero para todo o mundo
adorar, fazendo-a falar, a fim de enganar o mundo inteiro a adorar o
imperador (Apocalipse 13:15)?
5. Será que Nero teve um
falso profeta que impôs uma marca na testa e na mão de todo o mundo
habitado da época ao ponto de que ninguém podia comprar ou vender
(Apocalipse 13:16)?
6. Será que as duas testemunhas
transformaram água em sangue, atingiram toda a terra com a seca durante
os 3 anos e meio da tribulação que precede o ano 70 dC? Será que Nero
matou-os? Será que eles estavam mortos nas ruas de Jerusalém com todo o
mundo presenciando a cena? Quando, imediatamente antes da queda de
Jerusalém, pessoas de todo o mundo enviaram presentes uns aos outros por
tão grande triunfo sobre estes homens? (Ap 11,3-10)
7. Será que um grande
número de todas as tribos, e povos, e línguas, que ninguém podia contar,
saíram da tribulação (Ap 7:9-17) que precedeu a destruição de Jerusalém
em 70 dC?
Um grande número de mártires, que são de todas as tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar, segundo a interpretação preterista, vieram da tribulação que houve antes da queda de Jerusalém. No entanto, o preterismo deve explicar o que um número incontável de pessoas de todas as tribos, povos e línguas estavam fazendo apertadas na cidade de Jerusalém, e porque foram ali martirizadas juntamente com os judeus em 70 dC.
Um grande número de mártires, que são de todas as tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar, segundo a interpretação preterista, vieram da tribulação que houve antes da queda de Jerusalém. No entanto, o preterismo deve explicar o que um número incontável de pessoas de todas as tribos, povos e línguas estavam fazendo apertadas na cidade de Jerusalém, e porque foram ali martirizadas juntamente com os judeus em 70 dC.
Segue a última pergunta
8. Foi o anticristo, "que se opõe e se exalta acima de tudo que se chama Deus ou é objeto de
adoração, de modo que se assentará, como Deus no templo de Deus,
mostrando-se que ele é Deus", destruído “pelo esplendor da sua vinda”
(2 Ts, 2:4) em 70 dC?
http://agrandecidade.com/category/quem-era-o-anticristo-em-70-dc/lancados-vivos-no-lago-de-fogo/
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