28 de abr. de 2014

A BEZERRA VERMELHA E A ÁGUA DA SEPARAÇÃO



A BEZERRA VERMELHA:
 DISSE MAIS O SENHOR A MOISÉS E A ARÃO: ESTA É UMA PRESCRIÇÃO DA LEI, QUE O SENHOR ORDENOU, DIZENDO: DIZE AOS FILHOS DE ISRAEL QUE VOS TRAGAM UMA NOVILHA VERMELHA, PERFEITA, SEM DEFEITO,QUE NÃO TENHA AINDA LEVADO JUGO. NÚMEROS 19: 1 E 2.
1- PORQUE A BEZERRA TINHA DE SER VERMELHA?
2- O QUE REPRESENTA A COR VERMELHA?
3- PORQUE TINHA QUE SER UMA BEZERRA QUE NÃO TENHA LEVADO JUGO?
4- O QUE REPRESENTA O JUGO?
“Ordenou-se outrora aos filhos de Israel que toda a congregação trouxesse uma oferta, a fim de purificá-la da contaminação cerimonial. Esse sacrifício era uma novilha vermelha e representava o perfeito sacrifício que deveria remir da poluição do pecado... Uma novilha, uma arca e uma serpente apontam com insistência para uma grande oferta – o sacrifício de cristo. Essa novilha devia ser vermelha, o que era simbolo de sangue...”

CONTINUAÇÃO...
“Tinha de ser sem mancha nem defeito e nunca ter estado sob jugo.Cristo novamente é aqui representado. O filho de deus veiovoluntariamente para realizar a obra da expiação. Não havia sobre ele jugo obrigatório; pois era independente e acima de toda a lei. Os anjos, como inteligentes mensageiros... Achavam-se sob o jugo da obrigação; nenhum sacrifício pessoal deles poderia expiar a culpa do homem caído. Somente cristo estava livre dos reclamos da lei para empreender a redenção da raça pecadora. (T4,).

...QUE TE TRAGAM UMA NOVILHA VERMELHA... E A DAREIS A ELEAZAR, O SACERDOTE; ELE A TIRARÁ PARA FORA DO ARRAIAL, E DEGOLAR-SE-Á DIANTE DELE. NÚMEROS 19:2 E 3.
5- PORQUE A BEZERRA VERMELHA TINHA DE SER MORTA FORA DO ARRAIAL?
6- O MORRER FORA DO ARRAIAL, QUAL É O SIGNIFICADO?
7- E DE QUE MANEIRA ERA MORTA A BEZERRA?
8-O MODO COMO FOI MORTA REPRESENTA A MORTE DE QUÉM?
PORQUE OS CORPOS DOS ANIMAIS , CUJO SANGUE É, PELO PECADO, TRAZIDO PELO SUMO SACERDOTE PARA O SANTUÁRIO, SÃO QUEIMADOS FORA DO ARRAIAL. E POR ISSO TAMBÉM JESUS, PARA SANTIFICAR O POVO PELO SEU PRÓPRIO SANGUE, PADECEU FORA DA PORTA.SAIAMOS, POIS, A ELE FORA DO ARRAIAL, LEVANDO O SEU VITUPÉRIO. HEBREUS 13: 11-13.
MAS OS LAVRADORES, VENDO O FILHO, DISSERAM ENTRE SI: ESTE É O HERDEIRO; VINDE, MATEMO-LO, E APODEREMO-NOS DA VINHA, E O MATARAM. E, LANÇANDO MÃO DELE, O ARRASTARAM PARA FORA DA VINHA . MAT.21:38,39. E LEVANDO ELE ÀS COSTAS A SUA CRUZ, SAIU PARA O LUGAR CHAMADO CAVEIRA, QUE EM HEBRAICO SE CHAMA GÓLGOTA,ONDE O CRUCIFICARAM, E COM ELE OUTROS DOIS, UM DE CADA LADO, E JESUS NO MEIO. JOÃO 19: 17 E 18.
E JESUS, CLAMANDO OUTRA VEZ COM GRANDE VOZ,RENDEU O ESPÍRITO. MATEUS,27:50. E, ACHADO NA FORMA DE HOMEM, HUMILHOU-SE A SI MESMO, SENDO OBEDIENTE ATÉ À MORTE, E MORTE DE CRUZ.FILIPENSES 2: 8.
A NOVILHA SACRIFICAL ERA CONDUZIDA PARA FORA DO ARRAIAL E MORTA DA MANEIRA MAIS IMPRESSIONANTE. ASSIM CRISTO SOFREU FORA DAS PORTAS DE JERUSALÉM, POIS O CALVÁRIO SE ACHAVA FORA DOS MUROS DA CIDADE. ISTO SE DESTINAVA A MOSTRAR QUE CRISTO NÃO MORREU PELOS HEBREUS SOMENTE, MAS POR TODA A HUMANIDADE. CONTINUAÇÃO
ELE PROCLAMA AO MUNDO CAÍDO QUE VEIO A FIM DE SER SEU REDENTOR, E INSTA COM OS HOMENS A QUE ACEITEM A SALVAÇÃO QUE LHES OFERECE. MORTA ANOVILHA DO MODO MAIS SOLENE... (TESTEMUNHOS P/ IGREJA.VOL, 4.PÁG. 121).
E ELEAZAR, O SACERDOTE, TOMARÁ DO SEU SANGUECOM O SEU DEDO, E DELE ESPARGIRÁ PARA A FRENTEDA TENDA DA CONGREGAÇÃO SETE VEZES. NÚMEROS 19: 4.
... O SACERDOTE, TRAJANDO VESTES PURAMENTE BRANCAS, TOMAVA NAS MÃOS O SANGUE QUANDO JORRAVA DO CORPO DA VÍTIMA, E LANÇAVA-O EM DIREÇÃO DO TEMPLO SETE VEZES. (TESTEMUNHOS PARA IGREJA, VOL. 4 PÁGINA 121).
E TENDO UM GRANDE SUMO SACERDOTE SOBRE ACASA DE DEUS, CHEGUEMO-NOS COM VERDADEIRO CORAÇÃO, EM INTEIRA CERTEZA DE FÉ; TENDO O CORAÇÃO PURIFICADO DA MÁ CONSCIÊNCIA E O CORPO LAVADO COM ÁGUA LIMPA. HEB.10:21,22.
QUANTO MAIS O SANGUE DE CRISTO...QUE... SE OFERECEU IMACULADO A DEUS, PURIFICARÁ AS VOSSAS CONSCIÊNCIAS DAS OBRAS MORTAS PARA SERVIRDES AO DEUS VIVO.(HEBREUS 9:14).
ENTÃO QUEIMARÁ A NOVILHA PERANTE OS SEUS OLHOS; O SEU COURO, E A SUA CARNE, E O SEUSANGUE, COM O SEU ESTERCO, SE QUEIMARÁ. E O SACERDOTE TOMARÁ PAU DE CEDRO, E HISSOPO, ECARMESIM, E OS LANÇARÁ NO MEIO DO FOGO QUE QUEIMA A NOVILHA. (NÚMEROS 19: 5 E 6).
“Tudo era convertido em cinzas após a aspersão do sangue... Cedro, hissopo e estofo de carmesim. Jogados sobre a novilha ainda em chamas, misturavam-se com as cinzas do cadáver para formar ingredientes de purificação. ... Ajuntará a cinza. A saber, da novilha, do cedro, do hissopo e do carmesim”.(Comentário Bíblico Adventista, pág. 964 e 965).
“PILATOS... TOMOU ENTÃO A JESUS, E O AÇOITOU. E OS SOLDADOS, TECENDO UMA COROA DE ESPINHOS, LHAPUSERAM SOBRE A CABEÇA... TENDO...OS SOLDADOSCRUCIFICADO A JESUS...VINDO A JESUS, E VENDO-O JÁ MORTO... UM DOS SOLDADOS LHE FUROU O LADO COM UMA LANÇA, E LOGO SAIU SANGUE E ÁGUA. JOÃO.19:1,2,23,33,34. O CORPO DA NOVILHA ERAQUEIMADO E REDUZIDO A CINZAS,O QUE SIGNIFICAVA UM SACRIFÍCIO AMPLO E COMPLETO”. (TEST.P/IGREJA 4, PÁG.121)
“...AS CINZAS ERAM REUNIDAS POR PESSOA NÃO CONTAMINADA PELO CONTATO COM MORTO...” (TESTEMUNHOS PARA A IGREJA, VOL.4. PÁGINA 121).
E UM HOMEM LIMPO AJUNTARÁ A CINZA DANOVILHA, E A PORÁ FORA DO ARRAIAL, NUM LUGAR LIMPO, E FICARÁ ELA GUARDADA PARA A CONGREGAÇÃO DOS FILHOS DE ISRAEL, PARA A ÁGUA DA SEPARAÇÃO; EXPIAÇÃO É. (NÚMEROS 19: 9).
“...POIS TOMARÃO DA CINZA DA QUEIMA DA EXPIAÇÃO, E SOBRE ELA COLOCARÃO ÁGUA CORRENTE NUM VASO. E UM HOMEM TOMARÁ HISSOPO, E O MOLHARÁ NAQUELA ÁGUA... NÚME 19:17 E 18. ... AS CINZAS ERAM... COLOCADAS NUM VASO QUE CONTINHA ÁGUA PROVINDA DE UMA CORRENTE.ESSA PESSOA LIMPA E PURA TOMAVA ENTÃO UMA VARA DE CEDRO COM ESTOFO DE CARMESIM E UM RAMO DE HISSOPO...”. (TEST. P/ IGREJA, VOL 4, PÁG. 121,122).
“O hissopo empregado na aspersão do sangue era símbolo dapurificação, assim sendo usado na purificação da lepra e dos que se acham contaminados pelo contato com cadáveres...”. (Patriarcas e Profetas,pág.277).
13- PARA QUE SERVIA A ÁGUA DA SEPARAÇÃO? PARA (PURIFICAR) UM IMUNDO. (NÚM.19:17).
14- QUAIS PESSOAS ERAM CONSIDERADAS IMUNDAS?
AQUELE QUE TOCAR EM ALGUM MORTO, CADÁVER DE ALGUM HOMEM, IMUNDO SERÁ SETE DIAS. AO TERCEIRO DIA SE PURIFICARÁ COM AQUELA ÁGUA, E AO SÉTIMO DIA SERÁ LIMPO; MAS, SE AO TERCEIRO DIASE NÃO PURIFICAR, NÃO SERÁ LIMPO AO SÉTIMO DIA. (NÚMEROS 19:11,12).
“ERA ESSE SACRIFÍCIO OCASIONAL PARA PURIFICAÇÃO DE TODOS OS QUE , POR NECESSIDADE OU ACIDENTALMENTE, HAVIAM TOCADO EM CADÁVER. TODOS OS QUE ENTRAVAM EM CONTATO COM AMORTE ERAM DE QUALQUER MODO CONSIDERADOS CERIMONIALMENTE IMPUROS. DESTINAVA-SE ISSO A IMPRESSIONAR PROFUNDAMENTE A MENTE DOS HEBREUS COM O FATO DE QUE A MORTE VEIO EM CONSEQÜÊNCIA DO PECADO, SENDO,PORTANTO, REPRESENTAÇÃO DOPECADO.
E UM HOMEM LIMPO TOMARÁ HISSOPO, E O MOLHARÁ NAQUELA ÁGUA, E A ESPARGIRÁ SOBRE AQUELATENDA, E SOBRE TODOS OS MÓVEIS, E SOBRE AS PESSOAS QUE ALI ESTIVEREM, COMO TAMBÉM SOBRE AQUELE QUE TOCAR OS OSSOS, OU EM ALGUÉM QUE FOIMORTO,OU QUE FALECEU, OU NUMA SEPULTURA. NÚMEROS 19:18.
“... AS CINZAS ERAM ENTÃO REUNIDAS...E COLOCADAS NUM VASO QUE CONTINHA ÁGUA...ESSA PESSOA LIMPA... TOMAVA ENTÃO UMA VARA DE CEDRO COM...CARMESIM E UM RAMO DE HISSOPO, E O ASPERGIA OCONTEÚDO DO VASO SOBRE A TENDA E SOBRE OPOVO REUNIDO. ESTA CERIMÔNIA ERA REPETIDA VÁRIAS VEZES, A FIM DE SER COMPLETA, E FAZIA-SE COMO PURIFICAÇÃO DO PECADO. ASSIM CRISTO, EM SUA IMACULADA JUSTIÇA, DEPOIS DE DERRAMAR O SEU SANGUE PRECIOSO, PENETRA NO LUGAR SANTOPARA PURIFICAR O SANTUÁRIO. E ALI O SANGUE É TRAZIDO E USADO NO SERVIÇO DA RECONCILIAÇÃO ENTRE DEUS E O HOMEM”. (Testemunhos Para a Igreja, vol. 4. pág. 122. O Ritual do Santuário,).
O sacerdote usava cedro e hissopo, mergulhando-os na água purificadora e aspergindo o imundo. Isto simbolizava o sanguede Cristo derramado para nos purificar das impurezas morais. A aspersão repetida ilustra o caráter da obra que tinha de ser realizada em favor do pecador arrependido. (Testemunhos para a igreja, vol. 4. pág. 122).
Tudo que ele possui tem de ser consagrado. Não só deve sua própriaalma ficar limpa e pura, mas deve ele empenhar-se em que afamília, a administração doméstica, a propriedade e todos os seuspertences- tudo seja consagrado a Deus.
Depois que a tenda fora aspergida com hissopo, acima da porta dos purificados era escrito: Não sou meu; Senhor, sou Teu. Assim deve ser com os que professam ser purificados pelo sangue de Cristo. Deus não é menos estrito hoje do que era nos tempos antigos...
O sangue de Cristo é eficaz, mas precisa ser aplicado continuamente. Deus não só quer que seus servos usem os recursos que lhes confiou para Sua glória, mas deseja que consagrem a si mesmos à Sua causa. Se vocês, meus irmãos, se tornarem egoístas e estão retendo do Senhor aquilo que devem alegremente dar ao Seu serviço, necessitam então de que se lhes aplique completamente o sangue da aspersão consagrando-os a Deus com todas as suas posses.
Meus mui respeitados irmãos, vocês não têm aquela devoção altruísta pelo trabalho de Deus como Ele lhes requer. Dedicaram sua atenção a questões temporais. Treinaram a mente para os negócios a fim de com isso serem beneficiados. Todavia, Deus os chama para mais íntima comunhão com Ele, a fim de que possa moldá-los eprepará-los para o Seu trabalho.
Uma solene declaração foi feita ao antigo Israel de que o homem que permanecesse impuro e recusasse purificar-se, devia ser eliminado da congregação. Isto tem um significado especial para nós. Se naquele tempo era necessário que o impuro se purificasse pelo sangue da aspersão, quão imprescindível é para os que vivem nos últimos dias, expostos às tentações de Satanás, terem diariamente o sangue de Cristo aplicado ao seu coração!
...Não atribuam importância secundária a seus interesses eternos.Não coloquem o mundo à frente da religião, empenhando-se diaapós dia em adquirir suas riquezas, enquanto o perigo da bancarrota eterna os ameaça. Cada dia os está levando para mais perto da final prestação de contas. Estejam prontos para entregar os talentos que lhes foram dados por empréstimo, com o aumento obtido por seu sábio emprego.
Vocês não podem aceitar sacrificar o Céu, ou pôr em risco a sua segurança. Não permitam que a sedução das riquezas os levem a negligenciar o tesouro imortal. Satanás é um inimigo astuto, e está sempre em seu encalço, lutando para enredá-los e efetuar a sua ruína. Estamos no tempo de espera; que os seus lombos estejam cingidos e sua luz brilhando, a fim de que possam esperar pelo Senhor quando voltar das bodas, de modo que quando Ele vier e bater, possam abrir-Lhe imediatamente.
Observem irmãos, a primeira redução de sua luz, a primeiranegligência da oração, o primeiro sintoma de cochilo espiritual. Mas aquele que perseverar até o fim será salvo. Mat. 24:13. É pelo constante exercício de fé e amor que os crentes brilham como luzes no mundo. Vocês não estão se preparando devidamente para a vinda do Mestre se estiverem servindo a Mamom enquanto professam servir a Deus. Quando Ele aparecer, devem então apresentar-Lhe os talentos que sepultaram na terra, talentos negligenciados, abusados, mal empregados- um amor dividido.
Filhos do Senhor, quão preciosa é a promessa! Quão completa a expiação do Salvador por nossas culpa! O Redentor, com coração de inalterável amor, ainda pleiteia o Seu sagrado sangue em favor do pecador. As mãos feridas, o lado traspassado, os pés cravejadospleiteiam eloqüentemente em favor do homem caído, cuja redenção foi comprada por tão infinito preço. Oh, condescendência sem igual!Nem o tempo nem os acontecimentos podem diminuir a eficácia do sacrifício expiatório.
Tal como a fragrante nuvem de incenso elevou aos Céus de modo aceitável, e Arão aspergiu o sangue sobre o propiciatório do antigo Israel e purificou o povo da culpa, assim os méritos do Cordeiro que foi morto são aceitos por Deus hoje como purificadores da contaminação do pecado.
...Não é a riqueza nem intelecto que traz a felicidade; é overdadeiro valor moral e o senso do dever cumprido. Vocês podem ter a recompensa do vencedor e permanecer perante o trono de Cristo para cantar Seus louvores no dia em que Ele reunir os Seus santos; mas as suas vestes precisam estar purificadas no sangue do Cordeiro, e a caridade deve cobrir como uma vestimenta, e serem achados incontaminados e sem manchas.

O Cântico dos Remidos
João declara: Depois destas coisas, olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos e povos, e línguas, que estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; e clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que estáassentado no trono , e ao Cordeiro. Apoc. 7:9 e10. E um dos anciãos me falou dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são e de onde vieram?
E eu disse-lhe: Senhor, Tu sabes. E Ele disse-me: Estes são os que vieram de grande tribulação, lavaram as suas vestes e asbranquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante dotrono de Deus e O servem de dia e de noite no Seu templo; e Aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra.
Nunca mais terão fome , nunca mais terão sede; nem sol nemcalma alguma cairá sobre eles, porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda lágrima. Apoc. 7:13-17.(Testemunhos P/ igreja, pág.122, 123 124).



Nenhum comentário:

Postar um comentário